top of page

Clique na imagem e baixe gratuitamente o e-book
 LIBRAS para crianças ouvintes

Capa e-book Libras.png

Deseja receber uma VIDEOAULA gratuita com a temática?

Inscreva-se aqui!

A Libras favorece o desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva das crianças ouvintes

Inúmeras pesquisas apontam a importância da aprendizagem de uma segunda língua na infância, porém, não vemos com frequência a Língua Brasileira de Sinais (Libras) sendo utilizada como segunda opção para crianças ouvintes. Muitos são os fatores envolvidos nessa ausência e, talvez, um deles é a falta de visibilidade da Libras e de sensibilização da comunidade ouvinte, especialmente, nos ambientes escolares no Brasil.

Desde os anos finais da década de 1980, estudos internacionais vêm revelando as vantagens especiais do aprendizado de línguas de sinais por pessoas ouvintes. Nos EUA, a pesquisadora Marilyn Daniels revelou, em um estudo-piloto de 1994, que crianças ouvintes que haviam aprendido a Língua de Sinais Americana (ASL) tinham um entendimento muito maior no vocabulário em comparação àquelas que não tiveram contato com a língua. Isso sugere que o conhecimento da ASL tem efeito positivo na aquisição da língua materna em crianças ouvintes. Outros pesquisadores estadunidenses também concluíram que a língua de sinais ajudou no desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva das crianças ouvintes.

Ao ensinar a Língua de Sinais para crianças ouvintes, além das vantagens e dos benefícios comprovados em pesquisas internacionais, estaremos promovendo a Libras, aprendendo e ensinando sobre a cultura surda e, sobretudo, sensibilizando a comunidade ouvinte e valorizando a diversidade desde a educação infantil.

Tratar a temática da inclusão desde os primeiros anos de vida contribui para a diminuição do preconceito e superação do desconhecimento e da discriminação.

Vamos fazer parte desse movimento inclusivo?

bottom of page